Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2099
Título: Efeito da adubação orgânica sobre o comportamento do girassol em dois solos representativos da Paraíba
Autor(es): Maia Filho, Francisco das Chagas Fernandes
Palavras-chave: Adubação orgânica
Girassol
Plantas oleaginosas
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A matéria orgânica tem se destacado como um dos insumos orgânicos mais promissores da região semi-árida, especialmente na adubação orgânica de algumas oleaginosas, por exemplo, o girassol. Neste aspecto, o projeto teve como objetivo obter informações sobre o comportamento agronômico da variedade de girassol Embrapa 122-V2000, que tem sido recomendada para a região Nordeste do Brasil, em relação à fertilização orgânica em condições de casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial (4 x 2) + 2, sendo quatro doses de esterco (5, 10, 15 e 20 % v/v) e dois tipos de solos (Neossolo e Luvissolo) mais duas testemunhas adicionais, referente a cada solo que foi adubado quimicamente de acordo com recomendação de adubação com três repetições. Desta forma, o experimento, constou de 30 unidades experimentais, sendo cada uma delas correspondente a um vaso plástico com capacidade para 60 kg de solo, onde foi cultivada uma planta de girassol até, aproximadamente, 95 dias. Os solos foram irrigados até atingir a capacidade de campo (CC), posteriormente as irrigações subsequentes foram realizadas de acordo com a necessidade da cultura, sendo o volume de irrigação calculado em função da demanda evapotranspiratória, acrescida de uma lâmina de cerca de 15 % (fração de lixiviação “FL”). Os dados de crescimento, fitomassa e componentes de produção foram analisados estatisticamente aplicando-se o teste de Tukey para a comparação de médias, além das regressões para os fatores quantitativos. Pelos resultados obtidos conclui-se que a adubação orgânica com esterco bovino influenciou positivamente o crescimento, fitomassa e os componentes de produção. Portanto, Adubação orgânica com o esterco bovino pode substituir a adubação química no girassol variedade Embrapa 122-V2000, tendo em vista o número de sementes por capítulo, peso 100 sementes e peso de semente por capítulo, combatível com os cultivos convencionais.
Descrição: MAIA FILHO, F. C. F. Efeito da adubação orgânica sobre o comportamento do girassol em dois solos representativos da Paraíba. 2011. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2099
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco das Chagas Fernandes Maia Filho.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.