Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21006
Título: Chapeuzinho vermelho versus chapeuzinho amarelo: uma leitura comparativa do conto dos Irmãos Grimm e da narrativa de Chico Buarque
Autor(es): Pereira, Joserlandia oliveira
Palavras-chave: Chapeuzinho Vermelho
Chapeuzinho Amarelo
Intertextualidade
Data do documento: 17-Ago-2019
Resumo: O presente artigo objetiva analisar, a partir de pressupostos da Literatura Comparada, o conto Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm e a narrativa Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Hollanda, procurando observar de que maneira a intertextualidade se verifica em ambas as narrativas e buscando-se, ainda, perceber se a comparação se dá no âmbito das observações superficiais de conteúdo e estrutura, considerando, para isso, os elementos que estruturam ambas as narrativas. A abordagem em torno das duas personagens dessas histórias (“Chapeuzinho Vermelho” e “Chapeuzinho Amarelo”) extrapola o universo da literatura infantil e envereda, aqui, pelo espaço da exploração literária mais pontual, tentando considerar todas as formas objetivas e subjetivas de aproximação entre os textos. Logo, a literatura comparada é utilizada aqui como ponto de partida para o desenvolvimento do estudo das personagens, considerando o longo espaço de tempo entre os dois textos e como as construções são dadas para além do contexto literário em si, estabelecendo um dialogismo que amplifica a presença de múltiplos aspectos em comum entre as duas obras, as quais, a partir do próprio título, contribuem para a observação da intertextualidade. Para tanto, são utilizados os embasamentos teóricos dos autores Carvalhal (2006); Eagleton (2006), para embasar os conceitos de literatura comparada bem como as contribuições acerca da intertextualidade, também foram utilizados os estudos de Bakthin (2003) para uma análise mais completa em torno da linguagem e suas propriedades sociais. É um estudo que tem como percurso metodológico, utilizando a pesquisa qualitativa, com uma leitura comparativa entre textos que possam dar ênfase aos aspectos da intertextualidade. Sendo assim, a análise demonstra que a caracterização das personagens se aproxima, contribuindo para que ocorra a intertextualidade de sentidos, apesar da distância temporal entre os textos.
Descrição: PEREIRA, J. O. Chapeuzinho vermelho versus chapeuzinho amarelo: uma leitura comparativa do conto dos Irmãos Grimm e da narrativa de Chico Buarque. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21006
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSERLANDIA OLIVEIRA PEREIRA - TCC.pdf698.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.