Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2109
Título: Um olhar científico sobre as condições de higiene e sanidade no Centro de Abastecimento Geraldo Gomes de Oliveira do município de Catolé do Rocha - PB
Autor(es): Sousa, Ana Paula Figueirêdo de
Palavras-chave: Feira
Manipulação
Qualidade
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A comercialização de gêneros alimentícios, especialmente as carnes, em feiras livres expostos em barracas sem refrigeração, sem proteção e na presença de poeira e insetos pode alterar a qualidade do produto, oferecendo riscos à saúde do consumidor. Daí a grande preocupação com a segurança alimentar e a manipulação dos alimentos manifestados pela vigilância sanitária e órgãos de defesa do consumidor. Tendo como principio que para orientar e apoiar a comercialização sobre a questão de higiene é necessário o conhecimento da realidade das feiras foi realizado um diagnóstico dos aspectos higiênico-sanitários da comercialização e manipulação de produtos cárneos na feira do Centro de Abastecimento Geraldo Gomes de Oliveira do município de Catolé do Rocha – PB. Buscou-se esclarecer sobre os mecanismos de controle sobre a higiene em espaços públicos, em específicos nos locais de feira. Foi através do projeto de extensão desenvolvido com a interação Universidade Estadual da Paraíba Campus IV, no período de 2011 a 2012. Foi realizado com os feirantes e consumidores encontros para preveni-los dos perigos da contaminação alimentar em específicos os produtos cárneos. Este trabalho foi organizado em duas etapas: a primeira etapa consistiu em entrevistas, onde os comerciantes e consumidores foram entrevistados a partir de um check-list, elaborados segundo RDC 275. Esta etapa foi realizada no período de maio a junho de 2011. O resultado do diagnóstico identificou problemas higiênico-sanitários no Centro de Abastecimento no setor dos boxes, nos equipamentos e utensílios, nas práticas de manipulação e na qualidade dos produtos ofertados. A segunda etapa refere-se à apresentação dos dados obtidos nas entrevistas e de posse desses dados foram apresentadas propostas para melhoria da feira. A metodologia utilizada neste momento foi através de uma palestra realizada no Centro de Abastecimento Geraldo Gomes de Oliveira com o tema “Boas Práticas de Higiene e Manipulação das carnes” com a distribuição aos consumidores e comerciantes de folders explicativos quanto à higiene e manipulação das carnes comercializadas no mercado público.
Descrição: SOUSA, A. P. F de. Um olhar científico sobre as condições de higiene e sanidade no Centro de Abastecimento Geraldo Gomes de Oliveira do município de Catolé do Rocha - PB. 2012. 34f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2109
ISSN: CDD 613.6
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 1PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 12.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 2PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 22.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 3PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 32.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 4PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 41.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 5PDF - Ana Paula Figueirêdo de Sousa parte 564.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.