Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21178
Título: O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB
Autor(es): Lima, Thamara Guedes
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação infantil
Autismo
TEA
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Correlacionando a importância do brincar como aparato pedagógico de inclusão na Educação Infantil, o estudo aqui exibido tem como objetivo analisar o brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Creche Gercina Alves Ferreira, no município de Riachão do Bacamarte – PB. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica, observação e diário de campo, aplicando-se um questionário com professores da área, elencando a importância do brincar, com que frequência os alunos têm acesso à brincadeira em sala de aula e como os alunos com TEA são incluídos nas brincadeiras com as outras crianças tidas como “normais.” A partir das observações e respostas dadas ao questionário pelas professoras, compreendemos que apesar das mesmas não terem uma formação especializada na área de Espectro Autista elas se esforçam buscando estratégias para que essas crianças sejam incluídas a partir de algumas brincadeiras desenvolvidas em sala de aula. Dessa maneira, conclui-se que o brincar como recurso pedagógico trás inúmeros benefícios para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista, em especial aquelas que possuem um nível de transtorno atípico. Para a produção desse trabalho nos apoiamos teoricamente em autores a exemplo de Meirieu (2002); Mantoan (1998); Januzzi (2004); Winnicott (1975)
Descrição: LIMA, T. G. O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB. 2019. 35p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21178
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THAMARA GUEDES LIMA.pdf952.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.