Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216
Título: Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula
Autor(es): Negromonte, Eridinaide Machado
Palavras-chave: Multiletramento
Charge eletrônica
Reflexão crítica
Ensino de língua portuguesa
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: Considerando a presença da tecnologia no ambiente escolar, assim como as transformações no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a viabilidade de aplicação do gênero charge eletrônica nas aulas de língua portuguesa. A escolha da temática se justifica por apresentar um gênero digital que adentra em fatos do cotidiano com criticidade e humor e, através do lúdico, levar informação e conhecimento aos estudantes. Como objetivo específico, visa discutir as propostas pedagógicas das teorias do multiletramento com vistas a inserir a charge eletrônica como um gênero textual a ser aplicado em sala de aula, a fim de estimular a reflexão crítica. A metodologia adotada é a de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa quanto à forma da abordagem, cujo corpus visa à funcionalidade do gênero digital em sala de aula. Referente aos subsídios teóricos, entre outros autores, está fundamentado em Antunes (2003), Guedes (2006), Marcuschi (2008), Kleiman (2010), Koch (2010), Rojo (2013). A análise dos estudos demonstrou que o gênero tecnológico incorporado às aulas de língua portuguesa representa um diferencial pedagógico estratégico, pois, por meio do multiletramento, é possível efetivar práticas linguísticas e estímulos críticos.
Descrição: NEGROMONTE, E. M. Multiletramento e ensino de língua portuguesa: a charge eletrônica em sala de aula. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21216
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ERIDINAIDE MACHADO NEGROMONTE.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.