Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21278
Título: O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: algumas reflexões acerca da prática pedagógica
Autor(es): Gomes, Edcleide Trajano
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos (EJA)
Práticas pedagógicas
Ensino de língua portuguesa
Aprendizagem
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) favorece a oportunidade aos educandos de reingressar a sala de aula, para aqueles que não conseguiram acesso ao ensino na idade apropriada. Educandos que estiveram fora do processo educacional por muito tempo, com a finalidade de fornecer um aprendizado eficiente e igualitário para os educandos assim como amenizar o tempo perdido pelo atraso que eles sofreram. Diante da relevância dessa modalidade de ensino que proporciona meios para inclusão do sujeito no sistema educacional, assim como na sociedade, foi desenvolvido este trabalho objetivando suscitar algumas reflexões como de que forma o ensino de língua portuguesa está sendo desenvolvido para essa parcela de educandos. O objetivo geral o qual norteou a execução do trabalho baseia-se em analisar como as práticas pedagógicas instituídas pelo professor de língua portuguesa veem sendo ofertada para os alunos da EJA. Como específicos temos: Como as práticas pedagógicas instituídas pelo professor de LP, têm contribuído para o aprendizado desses alunos; refletir sobre as dificuldades em estabelecer práticas pedagógicas abrangentes na EJA; analisar as estratégias de ensino utilizadas pelo professor na EJA, tendo em vista o perfil diversificado e heterogêneo dos alunos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de campo na escola José Miguel Leão situada na cidade de Campina Grande (PB), para coletar os dados, os quais subsidiaram o desenvolvimento do seguinte trabalho. O percurso metodológico utilizado consiste na pesquisa quantitativa de campo, através da observação das atividades pedagógicas desenvolvidas pela professora no fundamental II, da EJA nos ciclos III e IV as quais nos proporcionaram subsídios necessários para as análises dos dados assim como para a execução do trabalho, sob o qual foi estruturado com as contribuições dos estudiosos Leite (2006), Antunes (2006) e Almeida (2004). Mediante os resultados obtidos pelas observações e análises, obtivemos uma visão de como as aulas de língua portuguesa estão sendo desenvolvidas na EJA. Que mesmo diante dos avanços que ocorreram no ensino de língua portuguesa mediante as pesquisas desenvolvidas na área, o ensino ainda se encontra embasado por práticas pedagógicas tradicionais.
Descrição: GOMES, E. T. O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: algumas reflexões acerca da prática pedagógica. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21278
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDCLEIDE TRAJANO GOMES.pdf576.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.