Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21318
Título: Literatura hispano-negro-africana: la señora del Rio de Raque Ilombé
Autor(es): Alves, Flávia Pompeu
Palavras-chave: Identidade cultural
Raquel Ilombé
Literatura africana
Literatura infanto juvenil
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: A literatura hispano-negro-africana é capaz de proporcionar um aprendizado que vai além do conhecimento acadêmico. Através dela é possível despertar olhares múltiplos, questionadores e instigantes sobre textos e autores quase sempre deixados de lado nos cursos de formação de professores. De tal modo, pensando em dar visibilidade a uma literatura pouco valorizada, nossa investigação pretender analisar o conto La señora del rio presente no livro Leyendas Guineanas (1981) da autora Raquel Ilombé, identificando e refletindo os fortes traços de uma marcante identidade cultural negra e a contribuição da literatura infato-juvenil de Guiné Equatorial para as letras hispânica, sendo, portanto, uma discussão indispensável para o cumprimento da Lei Federal, Nº 11.645 de 10 de março de 2008, que ressalta e reforça a importância de se trabalhar na Educação Básica a história e a cultura africana. Tal escolha se dá pela importância da obra e da autora para a Literatura guinéu-equatoriana, como uma escrita que expressa a necessidade coletiva de registrar a cultura oral dos contos africanos. Considerando que essa temática tem um cunho de alta relevância, diante da situação que nosso país enfrenta, achamos necessário e primordial o estudo da história e cultura africana, com o intuito de minimizar a intolerância e o preconceito que nossa sociedade carrega por anos e, ainda, se faz tão presente. Portanto, nossa investigação se trata de um estudo bibliográfico, qualitativo e documental que tem como fundamento teórico as reflexões de Queiroz (2007), Ngom (2010) e Ndongo-Bidyogo (2000) a respeito das literaturas hispanoafricanas; Hall (2014) e Leite (2014) no intuito de refletir sobre identidades culturais.
Descrição: ALVES, F. P. Literatura hispano-negro-africana: la señora del Rio de Raque Ilombé. 2019. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21318
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FLÁVIA POMPEU ALVES.pdf3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.