Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21337
Título: Sabores da cultura indígena na sala de aula: territórios de vivências do saber histórico escolar
Autor(es): Silva, Soraia Amancio
Palavras-chave: Cultura indígena
Prática alimentar
Ensino de história
Ensino fundamental
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: As práticas alimentares, legado da cultura indígena marcam as memórias e sabores que estes povos nos deixaram como legado, vistos como educativos estes podem ser trabalhados para ensinar história. O objetivo desse estudo é discutir as práticas alimentares indígenas no contexto do ensino de história, a partir de um relato de experiência de pesquisa como professora de história do ensino fundamental II. Teoricamente, recorremos a autores como Iara Bonin (2015); Fernando Roque Fernandes (2018); Maria Regina Celestino de Almeida (2009); Gersem dos Santos Luciano (2006);Bartomeu Meliá (1999); para alicerçar as reflexões no artigo. A metodologia empregada para este trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e documental, articulada a pesquisa qualitativa do tipo interpretativa em que partimos das ações que realizamos com os alunos na escola com oficinas temáticas para trabalhar com a pratica alimentar na perspectiva da cultura indígena. Ao desenvolver com os alunos, oficinas e construções de cartazes percebemos que além de ter sido um rico aprendizado histórico para eles, foi também, um momento importante para os alunos mostrarem suas criatividades nos cartazes e até mesmo nos possibilitar verificar que eles aprenderam de forma coletiva, em sala de aula, em conjunto com a professora.
Descrição: SILVA, S. A. Sabores da cultura indígena na sala de aula: territórios de vivências do saber histórico escolar. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21337
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SORAIA AMANCIO SILVA.pdf737.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.