Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bruna Mayara Ferreira da-
dc.date.accessioned2019-12-16T16:25:51Z-
dc.date.available2019-12-16T16:25:51Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21351-
dc.descriptionSILVA, B. M. F. da. Abordagem do gênero seminário no livro didático de língua portuguesa. 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem natureza didática, pois discorre sobre a necessidade de sistematizar atividades, no contexto escolar, acerca dos gêneros orais formais da esfera pública. Nosso enfoque é o seminário escolar, já que o estudo sistemático desse gênero pode mobilizar saberes importantes para que o aluno seja proficiente na adequação da fala ao contexto comunicativo. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o tratamento concedido ao gênero seminário em livro didático de Língua Portuguesa. Especificamente, objetiva-se avaliar uma proposta de produção do gênero seminário, do LD Livro didático de Língua Portuguesa, que compõe a coleção Português: trilhas e tramas, desenvolvida por Sette et. al., (2016). Para tanto, segue-se arcabouço teórico fundamentado em Bortoni-Ricardo (2014), Goulart (2005), Marcuschi (2010), Meira e Silva (2013) e Schneuwly e Dolz (2010). A metodologia empreendida se situa na área da Linguística Aplicada, com base em Moita Lopes (2006), ao ser desenvolvida em pesquisa qualitativa que se preocupa com as problematizações de uso linguístico e didático do gênero em cena. Nesse ínterim, foram sistematizadas as categorias de análise: (1) atividades de preparação para a produção do gênero; (2) realização do gênero; (3) avaliação e (4) socialização. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que o Livro didático analisado apresenta proposta satisfatória para o ensino do seminário escolar. Observamos, ainda, que o modelo didático abordado coaduna com os pressupostos teóricos para a didatização do referido gênero, ao passo que também se alinha ao que preconiza os documentos oficiais, no que diz respeito ao tratamento que deve ser dirigido aos gêneros orais formais da esfera pública.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. M. Clara Regina Rodrigues de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSeminário escolarpt_BR
dc.subjectGênero oralpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAbordagem do gênero seminário no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BRUNA MAYARA FERREIRA DA SILVA.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.