Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21365
Título: Os conflitos vivenciados durante a experiência na residência pedagógicas em turmas da EJA
Autor(es): Quaresma, Natália Henrique
Palavras-chave: Residência pedagógicas
Conflitos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estágio supervisionado
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Esse estudo encontra-se pautado nos conflitos gerados durante a atuação de professores em formação inicial em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), revelados em uma entrevista coletiva, realizada com três alunos universitários do curso de Letras-Português, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participantes do subprojeto de Residência Pedagógica (RP), cota (2018-2019), acerca de sua da atuação em turmas de EJA. Nesse contexto, os objetivos voltam-se a: de maneira geral, analisar a atuação de residentes, graduandos em Letras-Português/Campus I, frente aos conflitos vivenciados durante a regência de aulas em turmas de EJA; e mais especificamente, investigar os conflitos vivenciados por esses residentes, relatados durante uma entrevista coletiva, sobre o desempenho durante a regência de aulas; e comparar as dificuldades desses professores em formação inicial frente a outras experiências. Para tanto, abordou-se como aporte teórico: a importância do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica para a formação docente (PIMENTA; LIMA, 2004; TARDIF, 2014; SILVESTRE; VALENTE, 2014); os desafios da EJA (BRASIL, 2002; LDB, 2017; LAFFIN, 2012; CNE,CE, 2000) e as diversas situações de conflitos presentes no ambiente de trabalho, em especial na realidade de muitos professores (SANT’ANA, 2016; CLOT, 2007; CRISTÓVÃO; FOGAÇA, 2008; FOGAÇA, 2010, 2011). Amparada na pesquisa de tipo qualitativo-interpretativa (OLIVEIRA, 2007), a análise dos dados apresentou os seguintes resultados: inicialmente, os conflitos gerados durante a experiência na EJA e comparando-a a experiências anteriores, como no Estágio Supervisionado, em outros projetos da universidade e em escolas de ensino básico revelaram que os residentes sentiram dificuldades em atuar na EJA; e, posteriormente, enfatizaram o cuidado que se deve ter ao escolher o gênero a ser abordado nas aulas, priorizando textos mais curtos, como caricatura e cartum. De uma maneira geral, esses resultados apontam para o fato de que, diante dos conflitos, os residentes buscaram estratégias que pudessem solucioná-los, a fim de contribuir com o desenvolvimento e a aprendizagem do educando.
Descrição: QUARESMA, N. H. Os conflitos vivenciados durante a experiência na residência pedagógicas em turmas da EJA. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21365
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NATÁLIA HENRIQUE QUARESMA.pdf769.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.