Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21398
Título: A educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de São Sebastião de Lago de Roça/PB
Autor(es): Silva, Risonete Borges da
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Formação docente
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A Educação Especial vem passando por diversos avanços nos últimos anos, através de ações e políticas públicas que contribuem para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. Porém na perspectiva da Educação Inclusiva ainda se sobrepõem dificuldades na prática das salas de aula das escolas regulares. É necessária maior adequação dos estabelecimentos de ensino e melhoria no processo de formação de professores. Sob este enfoque o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo geral refletir acerca da implantação da Educação Especial na perspectiva inclusiva nas escolas do munícipio de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, e como objetivos específicos pontuar as dificuldades encontradas por professores que lecionam em turmas de alunos com necessidades especiais e identificar a formação recebida pelos docentes na área da Educação Especial e Inclusiva. O estudo foi feito por meio de pesquisa do tipo qualitativa, procurando interpretar os dados coletados. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário com professores que lecionam na modalidade da Educação Especial, com o intuito de conhecer a formação do professor para atuar na Educação Especial na Perspectiva inclusiva. O estudo foi referenciado por vários teóricos da área dentre eles Grass, Sassaki, Mendonça, Bardin. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos professores já participou de cursos de formação, sendo os mais comuns, curso de Libras e formação pelo Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Que existem muitas dificuldades por parte dos professores que lecionam com crianças especiais, dentre as mais frequentes estão às barreiras apresentadas na própria escola e a falta de formação continuada dos mesmos, haja vista as constantes mudanças comportamentais enfrentadas no cotidiano. Ainda foi elencado o que pode ser melhorado no processo de inclusão nas escolas, sendo o mais citado a promoção de cursos de formação com profissionais capacitados.
Descrição: SILVA, R. B. da. A educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no município de São Sebastião de Lago de Roça/PB. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21398
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RISONETE BORGES DA SILVA.pdf565.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.