Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Alécia Carla-
dc.date.accessioned2019-12-18T19:14:47Z-
dc.date.available2019-12-18T19:14:47Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21399-
dc.descriptionDANTAS, A. C. Concepção de educadores acerca do processo de alfabetização em uma escola pública municipal de Campina Grande/PB. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a qual objetiva investigar qual a concepção de educadores sobre a alfabetização em uma escola Municipal na cidade de Campina Grande/PB. Para tanto, utilizamos como instrumento metodológico o questionário aberto, tendo como público alvo pedagogas que atuam na referida escola. Constatamos que a maioria das educadoras participantes da pesquisa compreende a alfabetização como um processo de ensino e aprendizagem, no qual se deve focar na aprendizagem do sujeito e como ele aprende, buscando adequar sua prática docente as necessidades de cada educando. Para elas o método de alfabetização mais adequado é aquele que leve a criança a se apropriar do conhecimento, destacam que a alfabetização vai além do ensino da leitura e da escrita, pois elas em sua maioria afirmam ser necessário instigar os alunos a verem o mundo, por meio da ação docente. Conclui-se que algumas educadoras consideram importante o letramento na medida em que enfatiza a ação de ensinar o aluno a interpreta o mundo em sua volta, ou seja, elas têm como concepção que alfabetizar é ir além de fazer com que o aluno se aproprie do sistema de escrita alfabética. Assim, a concepção sobre como se ensina influencia diretamente na aprendizagem das crianças, por essa razão é por meio de um ensino sistemático que os alunos conseguem ser alfabetizado, independentemente de métodos para alfabetizar, o ideal é que se alfabetize Letrando. Referendamo-nos teoricamente em autores a exemplo de Soares (2010), Morais (2012), Moll (2009), Mortatti (2010), Mendonça e Mendonça (2008) entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Wanderleia Farias Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.titleConcepção de educadores acerca do processo de alfabetização em uma escola pública municipal de Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALÉCIA CARLA DANTAS.pdf531.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.