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dc.contributor.authorTravassos, Edjane-
dc.date.accessioned2019-12-19T18:46:37Z-
dc.date.available2019-12-19T18:46:37Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.otherCDD 371.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21410-
dc.descriptionTRAVASSOS, E. Reflexões acerca da figura do professor assistente/auxiliar no programa mais alfabetização numa escola da rede municipal de Campina Grande-PB. 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade principal apresentar os resultados de uma pesquisa de campo, sobre uma reflexão voltada à figura do Professor Assistente/Auxiliar presente no Programa Mais Alfabetização - o PMALFA, realizada em umas das unidades de ensino da rede pública municipal de Campina Grande – PB, que aderiu ao PMALFA. Essa pesquisa foi vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - (PIBIC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - (CNPq), cota: (2018-2019). Vale salientar que o objeto de estudo dessa pesquisa foi o PMALFA - programa criado pelo Ministério da Educação - (MEC), instituído para fortalecer e apoiar a unidade de ensino no processo de alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. É importante esclarecer que esse programa teve por base os últimos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - (ANA) 2016, em análise do nível insuficiente de crianças ainda não-alfabetizadas nas redes municipais na idade certa. Como suporte teórico para subsidiar a pesquisa, buscamos apoio de autores como: Martin (2007); Libâneo (1994); Martins (2003); Freire (1989-1996); Soares (2016-2018); Zabala (1998); Saviani (2013); Ribeiro (1993); Raymundo (1998); Rodrigues (2001); SHIGUNOV & MACIEL (2008). Fundamentamos também nossas pesquisas em documentos oficiais referente à temática em estudo, bem como a Lei de diretrizes e bases da educação nacional, a Base Nacional Comum Curricular, e demais fontes de pesquisas. A metodologia do presente trabalho foi de natureza qualitativa, com a pesquisa do tipo estudo de caso, mediante dados coletados durante a pesquisa, cujos resultados apontaram lacunas existentes quanto ao atraso do PMALFA no início de suas atividades, bem como a forma como o programa foi implantado na escola, assim como sólida formação continuada, por parte da figura do professor assistente/auxiliar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPrograma mais Alfabetização - PMALFApt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleReflexões acerca da figura do professor assistente/auxiliar no programa mais alfabetização numa escola da rede municipal de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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