Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21488
Título: Um estudo sobre a avaliação escolar na perspectiva de gênero
Autor(es): Leite, Maria Bernadete Batista da Silva
Palavras-chave: Prática pedagógica
Gênero
Aprendizagem
Construção de comportamento
Data do documento: 4-Dez-2008
Resumo: O estabelecimento de processos de interação entre as pessoas faz com que elas avaliem e sejam avaliadas constantemente. Todavia, há um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino dos sujeitos nela envolvido: a escola. Neste desse contexto, o objetivo do presente trabalho é identificar as concepções de avaliação e de gênero das professoras das séries iniciais da Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti, na cidade de Umbuzeiro – PB, e de que forma estas concepções se entrelaçam influenciando as avaliações realizadas sobre os/as alunos/as. Como a avaliação na perspectiva de gênero não é um tema que apresenta uma vasta literatura, grande parte do referencial teórico utilizado reporta-se a obras consagradas que tratam da avaliação em um contexto geral, tais como: Hoffman (1990), Luckesi (1996), Pehhenoud (1999), entre outros; e sobre as questões de gênero os estudos de Carvalho (2000). O recurso utilizado para a análise qualitativa foi a aplicação de um questionário junto às professoras das séries iniciais da Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti, na cidade de Umbuzeiro – PB. No que concerne ao exame quantitativo, foi feita uma análise documental embasada nos resultados do ano letivo de 2007 da escola em questão. Ao final da pesquisa, ficaram patentes as contradições existentes entre a análise dos dados e as respostas fornecidas pelos (as) professores (as), evidenciando que as expectativas de gênero apresentadas sobre meninos e meninas, definição de maus alunos e boas alunas, não correspondem aos resultados finais analisados e que se confundem desempenho escolar com comportamento idealizado. A escola não deve ficar alheia a esta questão, uma vez que, as professoras podem ser muito influentes através de sua prática avaliativa, no sentido de oportunizar as construções de comportamentos e atitudes dos alunos e alunas sobre os papéis de gênero.
Descrição: LEITE, Maria Bernadete Batista da Silva. Um estudo sobre a avaliação escolar na perspectiva de gênero. 2008. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Básica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2008.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21488
Aparece nas coleções:EAD I - EEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Bernadete Batista da Silva Leite.pdfPDF - Maria Bernadete Batista da Silva Leite618.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.