Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2160
Título: La mujer bajo la visión de Federico García Lorca y Pedro Almodóvar
Autor(es): Barros, Challena de Arruda
Palavras-chave: Cinematografia
Mulher
Poesia
Pedro Almodóvar
Federico Garcia Lorca
Data do documento: 30-Out-2013
Resumo: Foi realizado um estudo cuidadoso sobre o conceito da personificação poética da figura feminina nas obras de Federico García Lorca e Pedro Almodóvar, procuramos perceber e considerar para fins de estudo, as semelhanças e diferenças dentro de contextos sociais, políticos e religiosos que influenciaram as produções de ambos, enfocando a mulher na perspectiva poética e descritiva onde encontramos uma mulher que consegue ao mesmo tempo ser: emotiva, social e política. Configurando-se em uma fonte inspiradora para os dois artistas. A pesquisa apresenta vários objetivos, desde a exposição de novas e intrigantes idéias sobre a criação artística referente aos estilos citados, ( Cinema/ Teatro) passando também por uma discussão teórica, assim como fontes de pesquisa bibliográfica e filmografia, salientando sempre a visão que os dois mostraram em suas obras no que se refere à mulher e seu papel na sociedade baseado na sua formação social- político-religiosa. O trabalho mostra o estudo de duas obras, “Mariana Pineda”, obra teatral do poeta espanhol Federico García Lorca escrita no inicio do Séc. XX tendo como objeto de estudo “a literatura no teatro”, uma pesquisa que mostra toda força e importância da obra deste poeta que foi consagrado como um dos maiores da Espanha. Em contrapartida analisamos o filme “Volver” do cineasta também espanhol Pedro Almodóvar que surge como “cineasta polêmico” na década de oitenta, fim do mesmo século, sua obra busca trazer até o público a história de sua gente, o cineasta consegue fazer esta ligação entre público/obra utilizando vários símbolos como: cenários, figurinos, música e principalmente na forma de interpretar dos atores. Assim, Almodóvar com talento e sensibilidade consegue modificar a forma de utilização de roteiros carregados de temas polêmicos recriando todos os elementos já citados acima, com o objetivo não só de emocionar, mas também trazer á luz dos olhos do espectador a história de sua gente através da mulher espanhola. Este cineasta de maneira transgressora, ousada e inteligente vem transformando o cinema em algo completamente moderno e surreal ganhando cada vez mais reconhecido valor e prestigio no cinema em todo mundo. Percebemos após todo estudo sobre diferenças e semelhanças das obras estudadas uma relação muito tênue existente entre os dois artistas que conseguem realizar através de suas obras uma excelente caracterização da luta da mulher espanhola, mostrando sua importância na historia política, social e cultural e principalmente os esforços e vitórias alcançado por elas em toda sua trajetória que foi descrita com sensibilidade e poesia por estes dois ícones culturais da Espanha.
Descrição: Barros, C. de A. La mujer bajo la visión de Federico García Lorca y Pedro Almodóvar. 2011. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2160
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Challena de Arruda Barros.pdfChallena de Arruda Barros868.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.