Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Joana Paula Nunes de-
dc.date.accessioned2013-11-04T18:07:02Z-
dc.date.available2013-11-04T18:07:02Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.otherCDD 780-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2173-
dc.descriptionSouza, J. P. N. de. El Flamenco y sus tres facetas: el Cante, el Baile y el Toque de Guitarra. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema “El Flamenco y sus tres facetas: el Cante, el Baile y el Toque de Guitarra.” A finalidade deste trabalho é analisar o gênero Flamenco, desde sua origem até os dias de hoje, dando ênfase as suas três bases principais: o Canto, a Dança e o Toque de Violão. A escolha deste tema está relacionada ao fato do Flamenco ser uma das maiores expressões artísticas da cultura espanhola, tendo contribuído definitivamente na formação cultural do país. Possui como base metodológica o procedimento monográfico, construído no formato analítico-expositivo, apoiando-se em fonte bibliográfica, documentos eletrônicos e trabalhos acadêmicos. Primeiramente faz-se uma breve definição da música com seus elementos básicos, e a diferença entre eles. Explicam-se os três sistemas musicais mais importantes: Modal, Tonal e Serial. A segunda parte trata-se da origem do Flamenco com as várias teorias que norteiam em relação a sua etimologia. Neste mesmo capítulo, dar-se destaque aos ciganos, que deram uma grande contribuição ao gênero tanto para o surgimento como para sua evolução. No terceiro momento é descrito o Canto e a Dança flamenca, incluindo-se a parte histórica, suas características e principais estilos. Por último, aborda-se o Toque de Violão, abrangendo a introdução do instrumento na Espanha, sua evolução, até chegar ao violão flamenco. Como também, ao final do capítulo menciona-se o surgimento das Novas Tendências: Fusión e Nuevo Flamenco. Compreendendo os resultados deste estudo, conclui-se que o Flamenco sendo um gênero antigo, permanece vivo, através da evolução de suas bases.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alessandro Giordanopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFlamencopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCultura Ciganapt_BR
dc.subjectCultura Espanholapt_BR
dc.titleEl flamenco y sus tres facetas: el cante, el baile y el toque de guitarrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Paula Nunes da Souza.pdfJoana Paula Nunes da Souza650.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.