Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21809
Título: A redução da desigualdade social como ferramenta de consolidação das democracias latino-americanas
Autor(es): Gonçalves, Nertan Alves
Palavras-chave: Democracia
Desigualdade social
América Latina
Data do documento: 8-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral averiguar se a redução da desigualdade social contribui para a consolidação das democracias latino-americanas. Para tanto são objetivos específicos: apresentar o debate a respeito dos conceitos de democracia e qualidade democrática na América Latina; discutir a questão da desigualdade social latino-americana por meio da exposição de dados e informações que delineiem o perfil desse fenômeno nessa região; e instrumentalizar as variáveis “desigualdade social” e “qualidade democrática” para a análise da interação entre esses fenômenos. A metodologia empregada para a construção desta pesquisa é de cunho exploratório e realiza-se mediante uma abordagem quantitativa. A técnica de pesquisa utilizada é a análise comparativa e a coleta e análise de dados são feitas mediante, respectivamente, o levantamento bibliográfico e a codificação axial. Quanto a conclusão deste estudo, verifica-se uma relação inversa entre desigualdade social e consolidação democrática, o que permite interpretar que quanto menos desigualdade social houver na América Latina mais consolidadas serão suas democracias.
Descrição: GONÇALVES, N. A. A redução da desigualdade social como ferramenta de consolidação das democracias latino-americanas. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21809
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nertan Alves Gonçalves.pdfNertan Alves Gonçalves1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.