Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21812
Título: A Bruxa Má do Oeste e Once Upon a Time à luz da intermidialidade
Autor(es): Nóbrega, Viviane Florentino da
Palavras-chave: Literatura
Intermidialidade
Remediação
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A literatura tem o poder de despertar sentimentos e inquietações no ser humano, de tal forma a humanizá-lo, tirá-lo da sua zona de conforto ou fazê-lo pensar diversas perspectivas para o mesmo objeto, por assim dizer, permite que a imaginação ―crie asas‖. Pensando nisso, pode-se dizer que houve uma inquietante vontade de realizar pesquisas no âmbito da literatura, por isso, partindo do horizonte de expectativas, o presente artigo teve como objetivo efetuar uma pesquisa na área da Intermidialidade, mais especificamente acerca da ―Remediação‖, utilizando para fins de embasamento teórico os estudos de Irina O. Rajewsky (2012), bem como, de Walter Moser (2018) e outros. Fazendo parte do corpus, tem-se o conto ―A bruxa Má do Oeste‖, de L. Frank Baum em contraste com a personagem equivalente ao conto, que foi representada na série Once Upon a Time, de Edward Kitsis e Adam Horowitz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como método a análise de cenas da série em comparação com o conto "original", sendo o principal intuito deste trabalho. Considerando os resultados, constatou-se que o objetivo foi atingido, pois as distinções e semelhanças entre as mídias foram apresentadas e discutidas, mostrando as características particulares, após isso, comparando as duas mídias e assim, confirmando a hipótese inicial.
Descrição: NÓBREGA, V. F. da. A Bruxa Má do Oeste e Once Upon a Time à luz da intermidialidade. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21812
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VIVIANE FLORENTINO DA NÓBREGA.pdf905.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.