Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21847
Título: Gamificação como alternativa ao método tradicional de aprendizagem
Autor(es): Teotonio, Lucas dos Santos
Palavras-chave: Gamificação
Kahoot
Softwares Educacionais
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: Esse trabalho desenvolveu um estudo sobre o impacto da gamificação na sala de aula, no qual foi realizada uma investigação com os estudantes da terceira série do Ensino Médio para avaliar duas estratégias metodológicas, a primeira delas foi o método gamificado, onde foi utilizado a ferramenta Kahoot, e segunda fez o uso de instrumento tradicional de avaliação, que foi o papel e lápis. Nesses dois métodos, cada aluno respondeu um número determinado de questões na área da matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo contou com aproximadamente 60 alunos de três turmas diferentes da escola de ensino médio Monsenhor Vicente Freitas localizada na cidade de Pombal-PB. O estudo de caso foi dividido em duas intervenções, onde em cada uma o aluno resolveu as questões por meio das duas ferramentas de avaliação. Ao fim do processo, os alunos responderam um questionário para avaliar a estratégia gamificada como também o método tradicional. Os resultados revelaran que a ferramenta Kahoot em relação ao método de aplicação realizado com papel e lápis economiza tempo, é fácil de utilizar e promove um nível de satisfação maior de acordo com o ponto de vista dos alunos.
Descrição: TEOTONIO, L. S. Gamificação como alternativa ao método tradicional de aprendizagem. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21847
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas dos Santos Teotonio.pdfPDF - Lucas dos Santos Teotonio3.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.