Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2189
Título: Da península à américa: um panorama do uso da língua espanhola pelo mundo
Autor(es): Silva, Robson Wendell Sampaio
Palavras-chave: Língua Espanhola
Idioma
Ensino de Língua Estrangeira
Data do documento: 4-Nov-2013
Resumo: Os diferentes tipos de idiomas ou línguas que são atualmente faladas tiveram seu nascimento concretizado devido à grande necessidade que o ser humano tem de se comunicar. Nossa natureza é altamente falante e altamente expressiva. Todos os seres se comunicam de alguma forma, mas somente o homem se comunica através de um complexo sistema sonoro que possui, qual seja, a capacidade de estabelecer conexões com os mais variados significados que se deseja transmitir a algum interlocutor num determinado local ou grupo. Dessa forma, podemos dizer que é através da língua que cada grupo expressa seus costumes, pensamentos, desejos, raivas, ideias etc., além de possibilitar uma comunicação entre os indivíduos de uma mesma sociedade. Partindo dessa ideia de necessidade comunicacional, foi que surgiu, assim como todas as outras línguas, a língua espanhola, tendo sua origem do latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica, ela é o resultado de muito tempo de evolução, onde as diversas línguas dos habitantes de uma determinada região receberam a influência de outros povos como os romanos e os árabes. No final do século XV, com a união dos reinos de Castela e Aragão, que avançaram seu domínio por grande parte da península o castelhano se impôs sobre os demais idiomas e dialetos; além de chegar às Américas através dos conquistadores. O Objetivo deste artigo é fazer um breve panorama geral da língua espanhola desde a península até a América e seu uso nos dois continentes. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia em Camargo (2012), Cruz (2001), Guimarães (1997), Kulikowski (2000), Lenge ( 2013 ), Pedroso ( 2013 ), Sellanes ( 2013 ), y Silva (2003). A análise nos mostra que depois de muito tempo, o governo brasileiro despertou para a importância da língua espanhola e introduziu o idioma na grade curricular das escolas como disciplina obrigatória para o ensino médio através da Lei nº 11.161, de 05 de agosto de 2005, com esta lei ele obriga as escolas, em um prazo máximo de cinco anos a partir de sua publicação, a orfetarem a disciplina aos alunos, que agora terão a oportunidade de optarem por qual língua estrangeira estudar, a lei fala ainda que para o ensino fundamental essa oferta é facultada. Porém, mais de cinco anos se passaram e o que se pode ver é que ainda existem escolas que não estão oferecendo a disciplina em sua matriz curricular e que ainda há um grande déficit no número de professores graduados aptos a ministrarem essa disciplina.
Descrição: Silva, R. W. S. Da península à américa: um panorama do uso da língua espanhola pelo mundo. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2189
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Wendell Sampaio Silva.pdfRobson Wendell Sampaio Silva900.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.