Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22033
Título: Tabela periódica: Uma proposta lúdica com enfoque CTSA para o ensino de Química contextualizado
Autor(es): Barros, Rayanne Lima
Palavras-chave: Ensino de Química
Tabela Periódica
Materiais didáticos
Ludicidade
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo desenvolver e avaliar uma proposta metodológica lúdica com enfoque CTSA para trabalhar o conteúdo de Tabela Periódica em turma do ensino fundamental 9°ano composta de 15 alunos, os quais foram divididos em cinco grupos. O desenvolvimento deste trabalho contou com etapas que englobaram a aplicação de um questionário, o desenvolvimento de materiais didáticos utilizando materiais alternativos que correlacionam os elementos químicos, com o que é encontrado no cotidiano, visando facilitar a aprendizagem do aluno. Para isso fizemos uso de aula expositiva, aplicação de jogo de palavras cruzadas e redação de texto dissertativo além da construção da tabela periódica no modelo proposto. As etapas da proposta apresentaram como características de avaliação os parâmetros de classificação de Bloom (1993) contemplando avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Ficou perceptível por meio dos resultados obtidos que a presente proposta metodológica é relevante para a área de Ensino de Química, visto que apresentou resultados satisfatórios, como também englobou aspectos importantes para a formação científica e cidadã dos educandos.
Descrição: BARROS, R. L. Tabela periódica: Uma proposta lúdica com enfoque CTSA para o ensino de Química contextualizado. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22033
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Lima Barros.pdfPDF - Rayanne Lima Barros751.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.