Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22087
Título: Gênero e educação: reflexões a partir da experiência na Escola Municipal Ana Azevedo (Campina Grande-PB)
Autor(es): Luiz, Ednaira Sinara da Silva
Palavras-chave: Diversidade
Gênero
Educação
Patriarcado
Serviço social
Data do documento: 2-Mar-2020
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da diversidade e dos conflitos relacionados ao debate de gênero no âmbito escolar a partir do Projeto de Intervenção ―Trabalhando Gênero com o Corpo Docente e demais funcionários da Escola Municipal Ana Azevedo" no Município de Campina Grande – PB. Durante a nossa experiência de estágio curricular obrigatório em Serviço Social realizada na referida escola, no período de março de 2017 a junho de 2018, observamos várias situações em que os conflitos relacionados a gênero nos fizeram pensar na importância da aplicação de um projeto de intervenção acerca da diversidade de gênero, objetivando compartilhar saberes e vivências com os docentes e funcionários da escola, com o objetivo de que estes pudessem conhecer e refletir acerca de conceitos e comportamentos desenvolvidos na instituição e compreender o seu papel na escola e na sociedade diante das diferenças e desigualdades. O desenvolvimento do projeto proporcionou a reflexão e ampliação do olhar sobre a diversidade na escola, além da compreensão acerca do papel da escola e da família, na construção (e na negação) da diversidade. Através da contribuição do referido projeto de intervenção foi possível aos docentes e demais funcionários da instituição, identificar situações discriminatórias no dia a dia da escola, fornecendo assim, ferramentas para o envolvimento de todos na melhor compreensão desse tipo de problemática.
Descrição: LUIZ, E. S. da S. Gênero e educação: reflexões a partir da experiência na Escola Municipal Ana Azevedo (Campina Grande-PB). 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22087
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednaira Sinara da Silva Luiz.pdf518.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.