Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22129
Título: Liderança feminina na gestão escolar pública da cidade de Santa Luzia-PB
Autor(es): Santos, Halana Barbara
Palavras-chave: Gestão escolar
Mulher
Liderança feminina
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Com o intuito de compreender o papel da mulher em cargos de liderança em instituições públicas, o estudo aborda uma análise acerca dos desafios que as gestoras da rede pública municipal e estadual de ensino da cidade de Santa Luzia-PB enfrentam em cargos de direção. Com a seguinte questão de pesquisa: Como as gestoras da rede pública de ensino municipal e estadual da cidade de Santa Luzia-PB enfrentam os desafios profissionais em cargos de liderança? Para tal, foi utilizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a oito gestoras que atuam em cargo de direção vinculadas ao município e estado. Foi realizada uma análise interpretativa dos dados. Os resultados obtidos demonstram que as mulheres enfrentam dificuldades na gestão escolar no que se refere à falta de compromisso por parte dos pais com a vida educacional de seus filhos e problemas com a equipe de trabalho, mas que buscam constantemente por estratégias para sanar esses problemas. Por fim, conclui-se que o estilo de liderança predominante na escola é o transformacional e que apesar de ainda existirem barreiras para a gestão feminina no âmbito escolar, as gestoras pesquisadas buscam constantemente dar o melhor de si para fazer uma gestão competente e liderar suas equipes da melhor forma possível.
Descrição: SANTOS, H. B. Liderança feminina na gestão escolar pública da cidade de Santa Luzia-PB. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22129
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Halana Bárbara Santos.pdfPDF - Halana Bárbara Santos3.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.