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dc.contributor.authorRibeiro, Valdinete de Queiroz-
dc.date.accessioned2020-06-29T19:36:12Z-
dc.date.available2020-06-29T19:36:12Z-
dc.date.issued2020-06-17-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22154-
dc.descriptionRIBEIRO, V. Q. Eixos e objetos de ensino em atividades de professores de língua portuguesa em formação inicial. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDesde o início do século XXI, os estudos sobre o estágio supervisionado no ensino de línguas vêm se expandindo com bastante vigor. Esta pesquisa, inserida na perspectiva da Linguística Aplicada, visa contribuir na consolidação desses estudos, a partir da busca de respostas para a seguinte pergunta: que eixos e objetos de ensino são contemplados nas atividades dos professores de Língua Portuguesa em formação inicial nas intervenções de estágio supervisionado? Para responder a essa pergunta, estabelecemos o seguinte objetivo: identificar os eixos e os objetos de ensino contemplados nas atividades solicitadas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial nas práticas de intervenção requeridas pelo componente curricular Estágio Supervisionado II. Para compor nosso corpus, selecionamos sete relatórios técnico-científicos do referido componente do curso de Licenciatura em Letras – Português do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os referenciais teóricos desta pesquisa incluem estudos sobre o surgimento da proposta de eixos (GERALDI, 2011[1984]; BRASIL/MEC, 1998), sobre o conceito de objeto de ensino (LINO DE ARAÚJO, 2014; BRASIL/MEC, 1998) e sobre o conceito de atividade (MATENCIO, 2001). A análise indica que todos os eixos – leitura/escuta, produção oral/oralização, produção escrita e análise linguística – foram trabalhados nas atividades solicitadas pelos professores em formação. A maior parte das atividades era de leitura (30,8%). Produção escrita e análise linguística foram exploradas cada uma em 23,1% das atividades. Já escuta e produção oral foram contempladas em 13,8% e 9,2% das atividades, respectivamente. Foi constatado também que a maioria das atividades tomam o gênero como objeto de ensino. Sendo assim, é nosso desejo que haja mais pesquisas que reflitam sobre o conhecimento que está sendo produzido na academia, sobretudo, nos componentes curriculares de estágio supervisionado.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. Bruno Alves Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado (Curso de Letras Português)pt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionado II (Componente curricular)pt_BR
dc.titleEixos e objetos de ensino em atividades de professores de língua portuguesa em formação inicialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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