Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22156
Título: Concursos públicos para professor de português na Educação Básica: o que o profissional precisa saber para ser aprovado?
Autor(es): Livramento, Kátia Bezerra do
Palavras-chave: Concurso público
Prova escrita
Professores de língua portuguesa
Conteúdo programático
Data do documento: 29-Mai-2020
Resumo: Os concursos públicos na área de educação têm ganhado cada vez mais destaque na atualidade, não só por ser o meio principal de acesso a cargos na Administração Pública. Uma parte da seleção desses concursos é composta por provas escritas. Neste estudo, olhamos para as seleções de professores de Língua Portuguesa na educação básica. Nessa perspectiva, nossos objetivos são: a) identificar os conteúdos avaliados nas provas de Língua Portuguesa e de Conhecimentos Específicos nos concursos da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba e de duas prefeituras desse estado – Monteiro e Patos; e b) verificar se os conteúdos avaliados são os que se esperam que esse profissional tenha acesso na formação inicial em Letras. Do ponto de vista teórico, o trabalho fundamenta-se na teoria de Transposição Didática apresentada por Bronckart & Giger (1998); na Resolução do Conselho Nacional de Educação acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Letras; e no livro de divulgação científica de Oliveira (2010), intitulado Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. Os resultados deste estudo demonstram que não há diferença significativa entre os conteúdos das provas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. Assim, essas provas se equiparam em vários aspectos. O primeiro deles é que a prova de Conhecimentos Específicos contemplou os 13 (treze) conteúdos avaliados na prova de Língua Portuguesa, somam-se à prova específica mais 5 (cinco), morfologia, literatura, gênero textual, fonética e acentuação. Ao todo, foram 18 (dezoito) conteúdos avaliados. O segundo é que os conteúdos mais recorrentes nos dois tipos de provas foram os mesmos (morfossintaxe e interpretação de texto), registrando, assim, uma incoerência nesses certames, pois cada prova possui objetivos diferentes. Por fim, compreendemos que os conteúdos da prova específica não foram relacionados à prática pedagógica do professor em sala de aula, tampouco com os documentos oficiais.
Descrição: LIVRAMENTO, K. B. Concursos públicos para professor de português na Educação Básica: o que o profissional precisa saber para ser aprovado? 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22156
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kátia Bezerra do Livramento.pdfPDF - Kátia Bezerra do Livramento735.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.