Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22166
Título: Avaliação in vitro da Microdureza Vickers e do Módulo de Elasticidade de resinas compostas Bulk Fill Flow
Autor(es): Melo, Camila Lincoln Carneiro de
Palavras-chave: Materiais dentários
Resinas compostas
Microdureza Vickers
Módulo de elasticidade
Data do documento: 6-Jul-2020
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, a Microdureza Vickers e o Módulo de Elasticidade das resinas compostas Filtek Bulk Fill Flow (3M ESPE) – G1, Opus Bulk Fill Flow (FGM) – G2 e SureFil SDR Flow (Dentsply) – G3, a fim de analisar o comportamento mecânico dos materiais restauradores e determinar qual deles apresenta melhores propriedades de resistência às deformações oclusais provenientes dos estresses mastigatórios. Foram confeccionados 36 corpos de prova, a partir de uma matriz polimérica cilíndrica pré-fabricada com dimensões de 4 mm x 2 mm, e divididos em três grupos com 12 espécimes cada, de acordo com o tipo de resina analisada. As amostras foram embutidas com resina acrílica autopolimerizável em canos de PVC, lixadas com lixas d’água de diferentes granulações e polidas com disco de feltro e pasta de polimento Diamond R (FGM). Para a obtenção dos valores da Microdureza Vickers e do Módulo de Elasticidade, os corpos de prova foram submetidos a um ensaio mecânico, o Teste de Indentação Instrumentada, no qual foi utilizado o ultra-microdurômetro dinâmico DUH-211S (Shimadzu do Brasil Comércio Ltda.) com indentador tipo Vickers. Foram realizadas cinco indentações por amostra, aplicando uma força de 500 mN durante 15 segundos numa taxa de 14 mN/s. Para avaliação dos resultados, realizou-se a análise estatística descritiva, o teste de Shapiro-Wilk e a Análise de Variância (ANOVA one-way) com teste post-hoc de Tukey HSD. Os dados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de resinas (p = 0,001) para os valores do Módulo de Elasticidade. O G3 apresentou média (10,32± 1,56) significativamente superior à do G1 (9,01 ± 0,33) e do G2 (8,70 ± 0,75), sendo G3 > G1 = G2. A análise comparativa dos valores da Microdureza Vickers revelou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de resinas (p < 0,001). O G3 apresentou média (54,41 ± 2,25) significativamente superior à do G1 (49,94 ± 1,09) e do G2 (40,87 ± 3,91), sendo G3 > G1 > G2. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que, devido as suas boas propriedades mecânicas, a resina SureFill SDR Flow (Dentsply) é o compósito mais resistente às deformações plásticas e elásticas em que os materiais restauradores estão sujeitos na cavidade oral.
Descrição: MELO, C. L. C. de. Avaliação in vitro da microdureza Vickers e do módulo de elasticidade de resinas compostas Bulk Fill Flow. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22166
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Lincoln Carneiro de MeloPDF - Camila Lincoln Carneiro de Melo1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito612.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.