Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22186
Título: Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital
Autor(es): Lucena, Mirelly Éllen Mendes de
Palavras-chave: Software educacional
Dislexia
Proposta de desenvolvimento
Jogo digital
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: O aumento de ocorrências de alunos com distúrbios de aprendizagem vem crescendo consideravelmente, um em destaque é a dislexia, que se caracteriza por dificuldades em aprender a ler, decodificar e soletrar. Nesse cenário, a tecnologia surge como alternativa para melhorar a aprendizagem, bem como para ser usada como auxílio a um método de ensino diferente do método tradicional. Assim, o presente trabalho apresenta a proposta de jogo educacional na forma de software, intitulado “Procurando Sunny”, que busca apoiar o desenvolvimento da leitura de crianças com dislexia na fase da alfabetização. A proposta levou em considerações oito habilidades a serem trabalhadas, sendo elas, recepção visual, recepção auditiva, associação visual, associação auditiva, closura gramatical, rima, integração e orientação espacial. Para gerar a proposta do jogo, foi utilizado o padrão Model-View-Controller (MVC), que serviu para estruturar a arquitetura do software, além da linguagem de modelagem UML, usada para documentar essa arquitetura, o que facilitou esta proposta de desenvolvimento de software e de engenharia de sistemas. A proposta do jogo recebeu resultados satisfatórios do ponto de vista dos pedagogos, psicólogos e psicopedagogos, os quais responderam que as habilidades propostas poderiam sim auxiliar crianças disléxicas a adquirir habilidades preditoras da leitura, bem como, que as funcionalidades e habilidades do jogo proposto, são suficientes para estabelecer um método mais eficaz que o método de intervenção já existente no aprendizado de crianças com dislexia na fase da alfabetização.
Descrição: LUCENA, M. E. M. Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22186
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirelly Ellen Mendes de Lucena.pdfPDF - Mirelly Ellen Mendes de Lucena2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.