Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22212
Título: Um estudo sobre as compreensões de área e perímetro através de problemas
Autor(es): Silva, Maiara Moreira da
Palavras-chave: Ensino da matemática
Ensino de geometria
Resolução de problemas
Modelagem matemática
Data do documento: 1-Abr-2020
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de como ensinar os conceitos relacionados à área e perímetro através da metodologia de Resolução de Problemas. Para isso, apoiamo-nos na teoria de Onuchic (1999, 2004, 2011, 2013), Biembengut (2011) e Henriques e Silva (2019) e propomos alguns problemas. Em alguns destes é introduzido o uso da Modelagem Matemática. Sabemos que, uma das dificuldades dos alunos, que com frequência observamos nas intervenções e regências na sala de aula ao fazer parte do Programa da Residência Pedagógica, 2019, é a confusão entre as ideias de área e perímetro. Trabalhando na regência/intervenção em sala de aula os conceitos de área e perímetro através da Resolução de Problemas pudemos verificar que, os alunos tiveram mais autonomia na formação do seu conhecimento e a aprendizagem foi verificada através de diferentes resoluções dos problemas e uma participação ativa dos mesmos em sala de aula. Este trabalho contribuiu muito para a formação da pesquisadora, futura professora de matemática, mostrando que há vários caminhos para se ensinar Matemática.
Descrição: SILVA, M. M. Um estudo sobre as compreensões de área e perímetro através de problemas. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22212
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maiara Moreira da Silva.pdfPDF - Maiara Moreira da Silva1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.