Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22234
Título: O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA
Autor(es): Silva, Ayse Pricilla Brito Dias e
Palavras-chave: Ensino de jovens e adultos - EJA
Ortografia
Ensino de língua portuguesa
Data do documento: 18-Jul-2019
Resumo: Este trabalho consiste na exposição dos resultados de uma pesquisa-ação de cunho descritiva e expositiva, realizada com uma turma do ciclo III do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública no município de Boqueirão, Paraíba. O objetivo dessa pesquisa é investigar e defender como o ensino contextualizado, sistemático e frequente da ortografia, realizado a partir da necessidade do aluno, com dispositivos elaborados pelo professor, capazes de proporcionar uma aprendizagem mais consistente, viabiliza a apropriação do conhecimento ortográfico por parte desse discente. A mesma está embasada nas contribuições teóricas de Silva (2017), Morais (2009), Monteiro (2007), Cagliari (1999), Lemle (1998), entre outros. Para a coleta de dados partimos da aplicação de uma sequência didática organizada para o estudo de aspectos ortográficos provenientes das necessidades de aprendizagem demonstradas pelos alunos em seus textos. O corpus de análise desse estudo é composto pelas atividades elaboradas para o estudo sobre o uso dos grafemas m e n, quando em dígrafos vocálicos, de acordo com a norma-padrão. Os resultados dessa investigação confirmam a possibilidade da construção consciente de conhecimentos e habilidades por parte do aluno que é exposto a uma metodologia de ensino-aprendizagem sistemática, frequente e reflexiva sobre o uso da norma-padrão da Língua Portuguesa.
Descrição: SILVA, A. P. B. D. O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA. 2019. 112 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22234
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AYSE PRICILLA BRITO DIAS E SILVA.pdf10.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.