Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22251
Título: Abastecimento D’água singelo na Zona Rural do Município de Coxixola – Pb: uma análise de políticas públicas para o desenvolvimento social e combate ao êxodo rural
Autor(es): Farias, Givaldo Limeira
Palavras-chave: Políticas Públicas
Êxodo Rural
Abastecimento de Água
Tecnologias Sociais
Data do documento: 21-Ago-2020
Resumo: A região Semiárida é marcada pelas adversidades tanto de ordem ambiental bem como de ondem social, sendo esta última uma das que mais tem contribuído para o atraso desta região. Isto porque é necessário que alguns governantes deixem os discursos evasivos e passem a ter uma postura proativa, buscando contribuir para que a região possa desenvolver em todos os setores. Esse estudo tem como objetivo geral avaliar as políticas públicas de convivência com a seca, implantadas na zona rural do município de Coxixola- PB, particularmente associada ao Programa de Abastecimento de Água Singelo e seus efeitos na melhoria da qualidade de vida e no combate ao êxodo rural. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com método quantiqualitativo, na zona rural do município de Coxixola-PB, nas comunidades de Campo do Velho, Várzea Nova e Matumbo, no período de junho de 2019 a junho de 2020. Verificou-se que a maioria das famílias investigadas recebe água encanada. Com relação a água para beber, os moradores fazem uso tanto diretamente da água da torneira quanto a água de cisternas. No que se refere a forma de tratamento, os entrevistados informaram que filtram água antes de beber; muitos utilizam pote de barro e filtros para armazenar água a referida água. A qualidade da água de consumo foi considerada pelos pesquisados de boa a ótima. Dentre os motivos citados como propulsores do êxodo rural, destacaram-se a seca e a falta de assistência técnica. Com relação a implantação do sistema de abastecimento de água nas comunidades, as famílias informaram que o sistema foi determinante para fixar sua permanência no campo, e consequentemente o combate ao êxodo rural, bem como foi fundamental para geração de emprego e renda nas comunidades. Nesse sentido, considera-se que o Programa de Abastecimento de Água Singelo apresentou-se viável e demonstrou o compromisso da gestão pública municipal para o desenvolvimento de políticas públicas na zona rural do município de Coxixola - PB.
Descrição: FARIAS, Givaldo Limeira de. Abastecimento D’água singelo na Zona Rural do Município de Coxixola – Pb: uma análise de políticas públicas para o desenvolvimento social e combate ao êxodo rural. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22251
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Givaldo Limeira de Farias.pdfTCC - Givaldo Limeira de Farias1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito506.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.