Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Valquíria Cavalcante da-
dc.date.accessioned2020-08-24T21:04:31Z-
dc.date.available2020-08-24T21:04:31Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22252-
dc.descriptionSILVA, V. C. da. Reflexões sobre o PNAIC e o processo de alfabetização. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Pedagogia)_.Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda reflexões acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o processo de alfabetização, analisando quais estratégias são utilizadas para despertar a leitura dentro da disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizada por coleta de dados por meio de informações a partir de artigos e demais materiais de caráter científico com o objetivo de analisar quais estratégias de ensino o PNAIC utiliza no seu processo de alfabetização e quais critérios metodológicos são desenvolvidos para esse processo. Os autores utilizados como fonte teórica foram: Almeida (2003); Boccato (2006); Teresa Colomer (2007); Giusta (1985); Angel Pérez Gómez (1995); Freire (1996); Rinaldi (2002); Isabel Solé (1998); Silva (2003); Soares (2003) e Piaget (1998, 2007) e estudos da coleção do PNAIC (2012). Portanto, conclui-se que o PNAIC tem promovido mudanças socioeducativas, com novas perspectivas quanto ao processo ensino-aprendizagem; através de suas metodologias, disponibilizadas pela Secretaria de Educação, para as escolas, auxiliando os professores na sua prática pedagógica; através de atividades, livros didáticos, obras pedagógicas complementares e jogos educativos de acordo com a alfabetização e a individualidade de cada criança, contribuindo para que estejam letradas e alfabetizadas até a idade certa. Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Língua Portuguesa. Alfabetização.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª Dra Wanderléia Farias Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subject.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAICpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleReflexões sobre o PNAIC e o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Valquíria Cavalcante da Silva Curso de Pedagogia.pdf546.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
New Document 6_1(1).pdf299.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.