Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22266
Título: A Imersão no cotidiano escolar por meio do Programa de Residência Pedagógica
Autor(es): Brito, Shirlene Bezerra do Nascimento
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Programa de Residência Pedagógica - PRP
Formação docente
Metodologias ativas
Data do documento: 31-Jul-2020
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência de Estágio Supervisionado, realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I). O PRP é um programa do Ministério da Educação (MEC), coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), criado pela Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Tem como finalidade oportunizar aos estudantes de licenciaturas vivências que contribuam com o processo de formação inicial à docência. Teve início em agosto de 2018 e conclusão em janeiro de 2020, todavia esta análise refere-se apenas às atividades desenvolvidas no período de 14/07 a 30/11 de 2019. O trabalho tem como objetivo analisar observações participativas, curso de formação, planejamentos e regências de aulas, considerando-se uma escola da rede municipal de educação do município de Campina Grande/PB, mais precisamente, numa turma de 3º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a observação participante, procurando estabelecer uma melhor integração teoria e prática; ação e reflexão. Teoricamente, foram utilizados estudiosos como Nóvoa (1992); Freire (1996); Pimenta (1999); Gatti e Barreto (2009), dentre outros. Em face dos dados analisados, conclui-se que houve convergência entre as referências teórico-metodológicas estudadas no curso de Pedagogia, no PRP e aquelas adotadas na escola, uma vez que a interdisciplinaridade, as metodologias ativas, e as participações dos/as estudantes nas atividades já faziam parte do cotidiano da escola e das práticas da preceptora. Portanto, o estágio favoreceu o aprimoramento das concepções dos processos de ensino e aprendizagem; da compreensão das singularidades das crianças e do papel que o afeto exerce nesses processos, fortalecendo a formação docente inicial e corroborando o redimensionamento das concepções e percepções dos licenciandos/as acerca dos desafios, limites e perspectivas da profissão docente.
Descrição: Brito, S. B. do N. A imersão no cotidiano escolar por meio do Programa de Residência Pedagógica. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22266
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Shirlene Bezerra do Nascimento Brito.pdfPDF-Shirlene Bezerra do Nascimento Brito925.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Shirlene-Termo de depósito.pdfTermo de depósito244.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.