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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barros, Laísa Caroline da | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T11:05:42Z | - |
dc.date.available | 2020-09-03T11:05:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
dc.identifier.issn | CDD 342.02 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22282 | - |
dc.description | BARROS, Laísa Caroline da Rocha. As relações entre Direito e Educação: as prerrogativas legais na defesa da educação domiciliar no Brasil. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a educação domiciliar como modelo alternativo educacional, além do sistema escolar. Ademais, apresentar conceitos, características e a sua perspectiva frente à legislação brasileira como forma de aprimorar o debate jurídico acerca do tema. A interpretação simplória das legislações infraconstitucionais pode deslegitimar a possibilidade de educação domiciliar no Brasil, contudo, quanto à prerrogativa constitucional, há uma evidente liberdade de ensino que possibilita a existência não apenas da educação tradicional, centralizada na instituição escolar, mas também de modalidades alternativas de educação. Além disso, vê-se que o poder familiar detém a plena titularidade para guiar a instrução dos pupilos. Tal realidade é afirmada pelos princípios constitucionais e pelos tratados internacionais de direitos humanos. Dessarte, o julgamento do STF do RE nº 888.815 revelou que a educação domiciliar se demonstra como um assunto de interesse geral, o não provimento, portanto, não deve ser visto como precedente, uma vez que não trouxe qualquer orientação às famílias educadoras. Para analisar tal fenômeno, a pesquisa foi bibliográfica, com base na leitura e análise de livros, artigos, dissertações, legislação, julgados, reportagens jornalísticas e documentos jurídicos internacionais. Assim, conclui-se que, à luz do ordenamento jurídico brasileiro, o direito à educação domiciliar, apesar de não enumerado expressamente no texto constitucional, é decorrente da junção de vários valores, direitos e princípios constitucionais. O debate acerca da educação domiciliar é pertinente, cabendo ao Estado o seu reconhecimento como algo legítimo, através da devida regulamentação a nível nacional, a fim de evitar discriminação e de ser negado a determinados pais o direito à educação de seus pupilos em ambiente doméstico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Glauber Salomão Leite | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação domiciliar. | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação. | pt_BR |
dc.subject | Constituição Federal. | pt_BR |
dc.title | As relações entre direito e educação: as prerrogativas legais na defesa da educação domiciliar no Brasil. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 22 - TCC |
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