Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22297
Título: A desigualdade socieconômica entre negros e brancos no Brasil do século XXI como fruto da marginalização afro-brasileira no pós-abolição
Autor(es): Oliveira, Danilo Henio
Palavras-chave: Desigualdade socioeconômica
Direitos humanos
Marginalização afro-brasileira
Data do documento: 21-Ago-2020
Resumo: Este artigo visa analisar o evento da abolição da escravidão humana no Brasil oitocentista, o contexto e consequências do evento. Nisto se verifica que a situação dos ex escravos perpassa prerrogativas legais que foram alcançadas, mas não efetivadas, vez que as condições da implantação do abolicionismo não se deram como projeto de estado, mas como imposição dos países de configuração constitucional. Ademais, o trabalho não poderia deixar de traçar uma apreciação em torno da tragédia racial não resolvida desde o fim da escravidão no Brasil, visto que apenas 100 anos após a abolição foi instaurada uma Constituição Cidadã de 1988 que formaliza a igualdade entre raças. Infelizmente não existiu nenhum plano de inclusão ou integração dos ex escravizados em qualquer esfera ou aspecto da sociedade brasileira, marginalizando e excluindo um grupo que teve sua identidade cultural, física e religiosa massacrada e corrompida até os dias atuais, negando amparo público e condenando a maior população africana longe do continente original à miséria e injustiça real e legalizada. O mito da democracia racial criada e consagrada durante o século XX serviu para mascarar a afronta aos direitos humanos ainda nutrida contra qualquer manifestação ou traço afrodescendente, assim como para engavetar o necessário debate de um país racista e discriminatório desde suas raízes.
Descrição: OLIVEIRA, Danilo Henio. A desigualdade socioeconômica entre negros e brancos no Brasil do século XXI como fruto da marginalização afro- brasileira no pós-abolição. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22297
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Henio Oliveira.pdf913.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito - Danilo.pdf786.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.