Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22348
Título: Percepção da Gestante Sobre Saúde Bucal e Cuidados Odontológicos para com o Bebê
Autor(es): Santos, Flaviane Martins Vaz Nunes dos
Palavras-chave: Gravidez
Saúde Bucal
Tratamento Odontológico
Data do documento: 16-Out-2019
Resumo: Introdução: A saúde bucal da gestante é um tema muito importante a ser estudado tendo em vista as inúmeras alterações fisiológicas e hormonais que ocorrem durante o período gestacional e o seu impacto no sistema estomatognático. É o momento ideal para exercitar a prevenção e a promoção de saúde bucal, pois nessa fase a mulher está voltada aos cuidados com sua saúde e a do bebê. Objetivos: Investigar o nível de percepção das gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Borborema-PB sobre saúde bucal durante a gravidez e sobre os cuidados odontológicos do bebê. Metodologia: Foi realizado um estudo de caráter transversal e descritivo, baseado na coleta de informações obtidas através das respostas de um questionário com 25 questões sobre o tema, aplicado individualmente a gestantes atendidas na UBS no referido município. Os dados foram organizados em planilha do programa Excel e tabulados para análise descritiva. Resultados: A amostra foi composta por 46 gestantes, das quais 28.26% estavam no nono mês de gestação e 78,26% foram orientadas a ir ao dentista durante a gravidez. Além disso, 23,91% relataram tanto sentir dor de dente como ter sangramento gengival. Acerca de sua própria higiene bucal, 58,70% das gestantes escovam os dentes três vezes ao dia e 43,38% usam fio dental. Da totalidade, 60,87% sabem o que usar para higienizar a boca do bebê. Conclusão: Pode-se concluir que as gestantes precisam de mais informações acerca de sua própria saúde bucal e dos cuidados odontológicos para com o bebê.
Descrição: SANTOS, Flaviane. Percepção da gestante sobre saúde bucal e cuidados odontológicos para com o bebê. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22348
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FLAVIANE MARTINS VAZ NUNES DOS SANTOS.pdfPDF - FLAVIANE MARTINS VAZ NUNES DOS SANTOS521.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - TERMO FLAVIANE MARTINS VAZ NUNES DOS SANTOS.pdfPDF - TERMO FLAVIANE MARTINS VAZ NUNES DOS SANTOS200.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.