Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22352
Título: Neologismo noticiado: uma análise sobre a formação de novas palavras em um jornal paraibano
Autor(es): Barbosa, Eliezer de Sousa
Palavras-chave: Lexicologia
Processos de formação
Neologismos
Jornalismo
Data do documento: 10-Mar-2020
Resumo: O Presente trabalho expõe os resultados de uma investigação sobre as formações neológicas em textos jornalísticos. Na busca da compreensão do diálogo entre o contexto e as formações de novas palavras fizemos uma análise de base quantitativa, já que a identificação do processo de formação mais produtivo requer a observação da frequência de uso, e também de base qualitativa, pois buscamos confirmar como o contexto favorece o surgimento das novas palavras, ou seja, a motivação da criação das novas palavras. O estudo bibliográfico se respalda em autores renomados da área da lexicologia, como Alves (2007), Carvalho (1999), Sandmann (1992) e em pesquisadores que se dedicaram ao estudo dos neologismos em textos da esfera jornalística, a exemplo de Silva (1999), além de gramáticos. O corpus é composto por quinze edições de um jornal local – Correio da Paraíba. Logo, o intuito primordial é entendermos como surgem os neologismos, que processo de formação é mais produtivo e por que eles surgem. Constatamos que a derivação sufixal é mais recorrente, justamente por sua função social através da sua aplicabilidade morfossintática.
Descrição: BARBOSA, E. de S. Neologismo noticiado: uma análise sobre a formação de novas palavras em um jornal paraibano. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22352
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELIEZER DE SOUSA BARBOSA.pdfTCC ELIEZER DE SOUSA BARBOSA770.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO695.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.