Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22358
Título: O ensino do esporte: aspectos pedagógicos e metodológicos na educação física escolar
Autor(es): Mélo, Rogério Mendonça de
Palavras-chave: Educação Física escolar
Metodologias de ensino
Esportes
Método esportivista
Data do documento: 23-Jul-2020
Resumo: O objetivo geral deste artigo é discutir aspectos pedagógicos e metodológicos no ensino do esporte nas aulas de educação física escolar e, além disso, descrever os impactos do método esportivista nas aulas de educação física escolar e refletir sobre pontos negativos e positivos dessa abordagem. Apontar a relevância de reflexões acerca do ensino do esporte, destacando aspectos pedagógicos e propostas metodológicas para o ensino nas aulas de educação física escolar. O estudo é qualitativo sendo realizado através de revisão de literatura, por meio do Coletivo de Autores (2011), a BNCC (2018), Kunz (2008), Tubino, (2010), Betti & Zuliani, (2002), entre outras fontes de bibliográficas pesquisadas em meio digital. Foi elencado a seguinte problemática: Quais os aspectos pedagógicos e metodológicos do ensino de esportes ao longo da história e os desafios do professor de educação física escolar frente ao ensino de esportes e as diferentes propostas metodológicas na contemporaneidade? O artigo justifica-se como continuidade de ampliação dos estudos sobre o esporte nas aulas de educação física apresentado no trabalho de conclusão da graduação, tendo como norteadores a reflexão e a ampliação do conhecimento docente e as questões relevantes desses aspectos pedagógico e metodológicos que poderão ajudar o aluno a compreender o significado do ensino do esporte nas aulas de educação física. De acordo com os dados, foram encontrados aspectos pedagógicos de caráter esportivista e mecanicista com foco no rendimento e também com possibilidades de reflexão e transformação do conhecimento.
Descrição: MÉLO, Rogério Mendonça de. O ensino do esporte: aspectos pedagógicos e metodológicos na Educação Física escolar. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22358
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogério Mendonça de MéloPDF - Rogério Mendonça de Mélo764.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito398.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.