Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cristina Pereira da-
dc.date.accessioned2020-11-04T17:18:05Z-
dc.date.available2020-11-04T17:18:05Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22369-
dc.descriptionSILVA, C. P. da. Educação ambiental e pedagogia de projetos no ensino fundamental. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar possibilidades de trabalho com educação ambiental e pedagogia de projetos no ensino fundamental, considerando proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Toma como referência uma escola privada de Campina Grande/PB e uma turma de 5º ano. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de adequar os currículos às novas demandas educacionais e sociais para tornar os conteúdos mais significativos por meio de metodologias ativas, que possibilitem aos estudantes a co-responsabilidade pelos processos de ensino e aprendizagem. Entende-se que a organização do currículo das instituições educacionais brasileiras apresenta o desafio e a possibilidade de contemplar variadas práticas educativas sobre uma variedade de temas e questões atinentes à educação ambiental, objetivando promover mudança de comportamentos tidos como nocivos ao meio natural e sociocultural. Nessa perspectiva, a metodologia de projetos pode ser adotada como uma forma de ressignificar e dinamizar os currículos em torno de competências e habilidades descritas pela BNCC, tais como: Desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo; da argumentação; da empatia e da cooperação; além da responsabilidade e da cidadania, entre outras . Propõe, portanto, que o trabalho com projetos deve ser visto como uma rica possibilidade de ação e experiência educativa, capaz de promover uma maior interação entre os sujeitos das comunidades escolares e destes com outros sujeitos da sociedade; entre os saberes das diferentes áreas de conhecimento; entre escola e realidade. Entende-se que alunos e professores devem assumir responsabilidades com a construção de conhecimentos e aprendizagens mais significativas, funcionais e envolventes. Através da Pedagogia de Projetos, o educador e o educando podem estabelecer prioridades de aprendizado, seguindo caminhos que facilitam a aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação ambiental e pedagogia de projetos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CRISTINA PEREIRA DA SILVA.pdfPDF - Cristina Pereira da Silva397.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito268.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.