Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22371
Título: Fatores de incidência da regionalização dos assaltos bancários no estado da Paraíba.
Autor(es): Alves, Bruno Pierre Santos
Palavras-chave: Associação Criminosa
Instituição Bancária
Violência urbana
Data do documento: 19-Out-2020
Resumo: O presente artigo objetiva identificar casos de assaltos a instituições bancárias, na modalidade de explosão, e seus fatores de incidência, no Estado da Paraíba, no período de 2016 a 2019. Para tanto, a pesquisa – tipificada como descritiva e exploratória, quanto aos fins, e bibliográfica e documental, quanto aos meios – utilizou os métodos observacional e indutivo. As organizações criminosas agem com modus operandi semelhante, atacando, na maioria dos casos, cidades do interior e impondo o terror à população local. As ocorrências de crimes nessa modalidade se dão por diferentes motivos, destacando-se a disseminação do crime organizado, a facilidade de captação de altos valores em espécie e a fragilidade do sistema de segurança bancário, mas também há fatores estruturais de alguns municípios paraibano – baixo efetivo policial, falta de equipamentos e treinamentos específicos, entre outros – que dificultam a ação policial e contribuem para a maior incidência e regionalização dos assaltos bancários no Estado da Paraíba. Embora as forças de segurança pública do Estado da Paraíba busquem, frequentemente, desenvolver mecanismos de enfrentamento contra as explosões bancárias e demais crimes violentos que envolvem essas instituições – como prova a redução da ocorrência desse tipo de crime no Estado, notadamente no ano de 2019 –, é importante que haja um maior investimento, por parte dos governantes, em atividades de inteligência, treinamentos e cursos de capacitação para os órgãos que compõem a segurança pública, em especial, os que atuam diretamente em confronto com as organizações criminosas. As instituições bancárias, igualmente, necessitam tomar medidas efetivas que visem a dificultar as práticas delituosas, arcando com os custos advindos do aperfeiçoamento dos sistemas de segurança. Além disso, uma discussão acadêmica mais aprofundada sobre o tema, pode aprimorar a tipificação penal desses crimes.
Descrição: ALVES, Bruno Pierre Santos. Fatores de Incidência da Regionalização dos Assaltos Bancários no Estado da Paraíba. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22371
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno - Depósito 1.pdfTCC - Depósito 1.pdf749.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf356.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.