Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22376
Título: A efetividade dos parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil: um estudo de caso
Autor(es): Lima, Natália Oliveira de
Palavras-chave: Educação Infantil
Direito
Parâmetros
Qualidade
Data do documento: 7-Out-2020
Resumo: No cenário atual, a educação infantil é a etapa inicial da educação básica, sendo responsável pelo atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade. As diretrizes legais apontam as crianças como sujeitos de direitos e a necessidade da educação pública, gratuita e de qualidade. Nesse sentido, as políticas públicas implementadas promoverão a ampliação da oferta de atendimento ao longo do tempo. Deste modo, ao passo que o desafio de democratização de acesso vai sendo superado, a discussão sobre a qualidade do atendimento torna-se necessária. Nessa perspectiva, buscamos elucidar as seguintes questões de pesquisa: Qual a importância da Educação infantil para o desenvolvimento da criança? Quais são as políticas públicas atuais voltadas para o atendimento e a qualidade da Educação Infantil? Os aspectos assistencialistas e compensatórios no contexto da Educação Infantil foram superados? Os princípios estabelecidos nos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil estão sendo efetivados? Diante disso, a pesquisa tem por objetivo analisar a efetividade dos princípios estabelecidos nos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Como referencial teórico trabalhamos a partir dos estudos de Oliveira (2011), Campos (2006), Kramer (2006), Kuhlmann Júnior (2000), Machado (2000), Rosemberg (1999) e Ariès (1981). A abordagem metodológica da pesquisa configura-se como qualitativa em educação do tipo estudo de caso e pesquisa de campo. O campo da pesquisa é a Creche Municipal do Cruzeiro localizada no município de Cuitegi-Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e a diretora da referida instituição. O instrumento escolhido para a coleta de dados o questionário. Os resultados desta pesquisa apontam a divergência entre os princípios estabelecidos nos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil ao que é praticado no cotidiano da instituição. Dessa forma, sugerimos a gestão da instituição e a Secretaria de Educação do Município que promovam as mudanças necessárias na organização e funcionamento da instituição para a melhoria da qualidade do atendimento das crianças.
Descrição: Lima, Natália Oliveira de. A efetividade dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil: um estudo de caso. 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22376
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PDF Natália Oliveira de Lima.pdfTCC PDF Natália Oliveira de Lima.pdf627.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito Natália Oliveira de Lima.pdftermo de depósito Natália Oliveira de Lima.pdf60.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.