Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22392
Título: O desenvolvimento sustentável e a tributação extrafiscal: a questão do IPTU verde
Autor(es): Leandro, Silvestre Patrick Herculano
Palavras-chave: Políticas Públicas
Desenvolvimento sustentável
Tributação
Extrafiscalidade
Data do documento: 28-Jul-2020
Resumo: O presente trabalho pretende empreender, por meio de pesquisa descritiva, uma revisão bibliográfica acerca da utilização do IPTU ambiental na promoção do desenvolvimento sustentável, assim como na proteção ao meio ambiente. O tema se justifica pelo fato de que apenas a minoria dos municípios brasileiros utiliza o IPTU enquanto instrumento extrafiscal destinado à indução de comportamentos sustentáveis e responsáveis para com o meio ambiente. Além do mais, é essencial que as autoridades públicas tenham à sua disposição informações que possam ser decisivas para a implementação de políticas públicas voltadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Concluiu-se que o IPTU ambiental é um oportuno instrumento de indução tributária, que pode levar o particular a adotar medidas de sustentabilidade e a adequar o imóvel urbano à sua função socioambiental. Por outro lado, entende-se que deve haver um equacionamento entre uma carga de desconto significativa, que realmente estimule o contribuinte do imposto, e a quantidade de receita que o município pode vir a renunciar.
Descrição: LEANDRO, Silvestre Patrick Herculano. O desenvolvimento sustentável e a tributação extrafiscal : a questão do IPTU verde. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22392
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- SILVESTRE PATRICK HERCULANO LEANDRO.pdfPDF - Silvestre Patrick Herculano Leandro554.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF-TERMO DE DEPÓSITO.pdfPDF - Termo de Depósito255.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.