Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22396
Título: Desafios na adaptação de experimentos históricos para a sala de aula: relato de um futuro professor
Autor(es): Costa, Vinicius dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Física
Abordagem experimental
Experimento de Seebeck
Data do documento: 5-Nov-2020
Resumo: Dentre as diferentes abordagens que aparecem nas pesquisas sobre Ensino de Física na Educação Básica, aquelas que inserem a história da ciência e experimentos pretendem a construção de um ambiente investigativo em sala de aula. Com isso, espera-se que os alunos do Ensino Médio vislumbrem a disciplina Física para além da utilização de equações e cálculos matemáticos. No entanto, para que a abordagem histórica e experimental seja utilizada em sala de aula, ela precisa fazer parte da própria formação do professor, para que assim ele possa adquirir subsídios para sua atuação em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho relata as dificuldades que um futuro professor teve ao estudar um episódio histórico e reproduzir o experimento relacionado. O episódio histórico escolhido foi sobre termoeletricidade, para o qual havia literatura em português. Ao tentar reproduzir o experimento o futuro professor precisou lidar com diferentes questões, tanto relacionadas ao conteúdo científico, aos procedimentos e técnicas, quanto aos fatores históricos e ainda, pensar para uma adaptação em sala de aula. Espera-se que esse trabalho possa contribuir em futuras propostas didáticas que considerem a abordagem histórica e experimental em sala de aula.
Descrição: COSTA, Vinicius dos Santos. Desafios na adaptação de experimentos históricos para a sala de aula: relato de um futuro professor. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22396
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinicius dos Santos Costa.pdfPDF - Vinicius dos Santos Costa.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.