Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22431
Título: Análise dos traços de perversão à luz da psicanálise nos personagens do conto O Decote, de Nelson Rodrigues
Autor(es): Barros, Gilberto Leal de
Palavras-chave: Nelson Rodrigues
Perversão sexual
O Decote (Conto)
Sigmund Freud
Literatura e Psicanálise
Data do documento: 18-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar traços de perversão do conto analisar o conto O Decote, de Nelson Rodrigues, sob a luz dos estudos de Freud sobre perversões sexuais. O conto apresenta simbolicamente as estruturas psíquicas Id, Ego e Superego, nos seus personagens: Aderbal, O ego, que vive dividido entre as exigências da mãe; Dona Margarida, representa o Superego, e, por fim, a volúpia libidinal da esposa Clara, que representa o Id. A esposa contrasta com a personificação dos valores tradicionais e dos ideais da sociedade, ou então, a força moral da sociedade incorporada para suprimir os desejos ou impulsos sexuais do Id (Clara). Dessa maneira, questiona-se, quais seriam os traços ou nuances de perversão nos personagens no conto O Decote de Nelson Rodrigues, por meio da análise da estrutura psíquica. A presente pesquisa bibliográfica vale-se de artigos e livros que tratam da temática em questão. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica sobre esta temática, utilizou-se como método uma leitura exploratória e, por conseguinte, uma leitura seletiva do material bibliográfico sobre a temática da perversão. Valemo-nos da seguinte fortuna crítica: Freud (1979), Nasio (2007), Valas (1990), Quinet (1991), Lacan (2008), Roudinesco & Plon (1998) dentre outros. A conclusão que se chega é que sobre esse conceito freudiano de perversão sadomasoquista implica um aspecto fundamental da vida passional do sujeito.
Descrição: BARROS, G. L. Análise dos traços de perversão à luz da psicanálise nos personagens do conto O Decote, de Nelson Rodrigues. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22431
ISSN: CDD B869.3
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilberto Leal de Barros.pdfPDF - Gilberto Leal de Barros575.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito978.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.