Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22433
Título: Da senzala à sala de aula: a Cultura africana e Afro Brasileira na Educação Física
Autor(es): Silva, Weslley Correia Francelino da
Palavras-chave: Educação Física escolar
Cultura Africana
Estágio supervisionado
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: Quando nos debruçamos na temática da cultura afro-brasileira e na invasão portuguesa ao território brasileiro, usurpada pelo termo “descobrimento do Brasil”, entramos numa área bastante delicada para a história étnica brasileira. Assim decidimos, a partir das dificuldades em abordar os temas da cultura afro nas escolas, discutir, dentro das aulas de Educação Física no estágio supervisionado III e IV referente as turmas do nível Fundamental II e Médio, as contribuições africanas nos processos de construções sociais, históricos e filosóficos na formação da nossa sociedade, dentro de um projeto político-pedagógico pautado no discurso afro centrado. Visando à valorização desta cultura no processo educativo foi criada a Lei 10.639, lei esta que estabelece a obrigatoriedade do ensino da abordagem histórica e cultural afro-brasileira no currículo escolar. Porém, mesmo estabelecido por lei, esta temática não é abordada ou, por muitas vezes, é realizada de forma fragmentada, apenas em datas comemorativas e não de forma sistematizada. Diante disto, este trabalho objetivou descrever e discutir a vivência e a utilização de temáticas da cultura africanas e afro-brasileiras nas aulas de Educação Física nos estágios supervisionado III e IV, assim como identificar e analisar estratégias pedagógicas favoráveis, ou não favoráveis, na abordagem das temáticas africanas e afro-brasileiras na EF escolar. Esta experiência de ensino mostrou que é possível trabalhar com os conteúdos africanos e afro brasileiros na escola, contribuindo na afirmação da identidade étnica dos alunos.
Descrição: SILVA, Weslley Correia Francelino da. Da senzala à sala de aula: a Cultura africana e Afro Brasileira na Educação Física. 2019. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22433
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Weslley Correia Francelino da Silva.pdfPDF - Weslley Correia Francelino da Silva1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito3.27 MBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.