Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22436
Título: Jogos didáticos para o ensino de zoologia no ensino fundamental de uma Escola Pública de Campina Grande - PB
Autor(es): Melo, Lívia Duarte Marinho de
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Zoologia
Jogos didáticos
Recursos didáticos
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: O presente estudo, realizado numa escola pública do município de Campina Grande – PB objetivou a aplicação de jogos didáticos como metodologia lúdica para auxiliar professores de ciências do 7º ano do ensino fundamental a trabalharem com aulas de zoologia mais dinâmicas. Teve como base os princípios da pesquisa quali-quantitativa, utilizando-se da construção de três jogos didáticos para ensinar temas escolhidos previamente com a professora das duas turmas. A docente responsável pelas turmas foi entrevistada com base em questionário semi-estruturado, bem como foram aplicados questionários pré-teste e pós-teste junto a 31 estudantes, buscando-se observar o conhecimento prévio a respeito dos conteúdos e a análise da eficácia do jogo didático na aprendizagem. Os resultados mostraram uma docente com 20 anos de profissão, que apesar de utilizar algumas metodologias práticas em suas aulas, não demonstrou muito interesse durante as intervenções. Com relação aos jogos, pode-se observar uma melhor compreensão dos conteúdos abordados, demonstrada através do aumento do número de respostas corretas após a aplicação das atividades lúdicas, alcançando 69% na “Roleta dos Arthropoda”, 89% no “Passa ou Repassa dos Echinodermata” e 82% no “Detetive Animal”. Os jogos aplicados tiveram de 74% a 100% de aprovação, sendo considerados “Interessante e muito interessante” e 97% dos estudantes afirmam que eles ajudam a lembrar do assunto já ministrado. Percebeu-se um maior entrosamento entre os discentes durante a realização dos jogos e um ambiente mais dinâmico e interativo, com isso, conclui-se que o uso de jogos didáticos possibilita ao estudante melhor convivência com os colegas de sala, bem como interesse em aprenderem juntos para uma competição saudável, tornando esse momento mais simples e prazeroso. A utilização de materiais de baixo custo, recicláveis/reutilizáveis na construção de jogos didáticos, surge como uma alternativa acessível aos professores e estudantes, otimizando o processo ensino-aprendizagem, desde que bem planejado previamente.
Descrição: MELO, Lívia Duarte Marinho de. Jogos didáticos para o ensino de zoologia no ensino fundamental de uma Escola Pública de Campina Grande-PB. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22436
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Duarte Marinho de Melo.pdfPDF - Lívia Duarte Marinho de Melo1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito110.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.