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dc.contributor.authorRangel, Ingrid Eneide Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-11-24T17:21:19Z-
dc.date.available2020-11-24T17:21:19Z-
dc.date.issued2020-11-09-
dc.identifier.otherCDD 404.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22440-
dc.descriptionRANGEL, I. E. G. Ensino bilíngue e desenvolvimento cognitivo: uma revisão bibliográfica. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO bilinguismo, hodiernamente, está crescendo ao redor do mundo devido à globalização, que torna a comunicação entre diferentes países, línguas e culturas um fenômeno não apenas comum, como necessário. O ensino regular de línguas estrangeiras no Brasil ainda não é capaz de proporcionar níveis de fluência aos seus alunos por não ocupar espaço e tempo suficiente nas práticas curriculares das escolas de Educação Básica. Nesse contexto, inferimos que escolas públicas bilíngues são um passo importante para o desenvolvimento social, cultural e cognitivo das crianças que tiverem acesso a esse tipo de aprendizado. Nesta revisão bibliográfica propõe-se uma análise dos conceitos de Ensino Bilíngue e de Bilinguismo, Aquisição da Linguagem e Benefícios do Bilinguismo, para, a partir disso, construir uma visão panorâmica do ensino bilíngue no Brasil e, assim, verificar como esse tipo de ensino pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Ao reunir informações de dez estudos realizados em escolas bilíngues do país, o trabalho tinha o objetivo geral de investigar de que maneira a teoria discutida está relacionada ao contexto do ensino bilíngue no Brasil e, os objetivos específicos, que pretendiam: averiguar como os modelos de ensino bilíngue no Brasil estão sendo desenvolvidos e estudados; investigar quais são os desafios enfrentados por essas escolas e famílias; compreender qual caminho está sendo trilhado pelo ensino bilíngue no país; e analisar como os benefícios cognitivos e sociais estão sendo gerados nas mais diversas escolas bilíngues do Brasil. Com isso, a investigação teve a finalidade de comprovar a hipótese de que os alunos inseridos no contexto bilíngue são capazes de desenvolver habilidades cognitivas e sociais mais fácil e rapidamente que em uma experiência monolíngue. Por essa razão, as escolas bilíngues seriam consideradas como a opção mais eficiente para o progresso intelectual e socioeconômico dos estudantes brasileiros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Marília Bezerra Cacho Britopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleEnsino bilíngue e desenvolvimento cognitivo: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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