Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22450
Título: Autonomia na doação de órgãos: Respeito à vontade do indivíduo frente ao desejo da família
Autor(es): Silva, Ana Beatriz Andrade Agra de Melo e
Palavras-chave: Doação de órgãos
Vontade do indivíduo
Desejo da família
Data do documento: 19-Nov-2020
Resumo: A análise legislativa acerca da autonomia do indivíduo no que tange o desejo de doação de órgãos post mortem proposta no presente estudo visa entender como funciona a doação no Brasil, buscando observar o quanto o conhecimento social sobre o tema influencia na legislação. Serão apresentados a história da doação de órgãos no Brasil e o avanço das legislações específicas sobre o tema. Caracteriza-se como Trabalho de Conclusão de Curso de base bibliográfica-documental e tem por objetivos entender o Princípio da Autonomia e a relação com os Direitos Humanos que existe na Carta Magna, apresentar e compreender o Direito de Consentir e o sistema adotado no Brasil, analisando a adequação de acordo com as normas constitucionais vigentes de forma a perceber se há conflito normativo sobre o tema e apontar sugestões para resolução. A metodologia utilizada no estudo é a observacional conjunto com a dedutiva, partindo de premissas maiores para deduzir a conclusão do estudo, fazendo uso de uma pesquisa explicativa, que visa esclarecer quais motivos contribuem, de alguma forma, para a doação de órgãos. Como resultados do estudo, constata-se que: a desconsideração da vontade do indivíduo fere o princípio da autonomia garantido constitucionalmente e impede que o seu desejo seja realizado após a morte, ao passo que não há uma legislação que regulamente a obrigatoriedade de respeito à essa vontade expressa. Logo, a presente pesquisa, ao apresentar o embate entre a prevalência do desejo da família frente ao do indivíduo, relaciona à discrepância entre os potenciais e os efetivos doares e o respeito às normas específicas socialmente engessadas.
Descrição: Silva, Ana Beatriz Andrade Agra de Melo e. Autonomia na doação de órgãos: Respeito à vontade do indivíduo frente ao desejo da família. 2020. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22450
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Beatriz Andrade Agra de Melo e Silva.pdfPDF - Ana Beatriz Andrade Agra de Melo e Silva982.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo para depósito do TCC.pdfTermo para depósito do TCC929.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.