Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22490
Título: Evasão Escolar: Possíveis Causas e Ações Interventivas: um estudo junto a escolas públicas do município
Autor(es): Bezerra, Joelma Fernandes
Palavras-chave: Evasão Escolar
Gestão Pedagógica
Ações Interventivas
Data do documento: 11-Set-2020
Resumo: A Educação é o direito que pode contribuir para a minimização das desigualdades sociais garantindo aos sujeitos a ascensão social e formando-os como cidadãos emancipados. Entretanto, dentre os muitos problemas que permeiam o âmbito escolar, a evasão representa um dos mais preocupantes exigindo da escola estratégias que estimulem o aluno a permanecer estudando e dar continuidade à sua formação acadêmica. Isto posto, a presente pesquisa aqui descrita tem como objetivo geral analisar o processo de evasão escolar junto a 3 escolas públicas municipais de Brejo do Cruz – PB. Para consecução deste objetivo buscamos compreender a importância da educação escolar para a formação dos sujeitos; refletir sobre os fundamentos legais do direito a educação; identificar possíveis fatores determinantes da evasão; apresentar os números da evasão escolar das escolas investigadas; analisar a gestão administrativa e pedagógica das escolas no que se refere à problemática da evasão escolar; identificar as causas da evasão escolar nas escolas investigadas e, a partir deste diagnóstico, propor alternativas de enfrentamento à evasão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada através de análise de documentos e entrevista realizada com gestores e coordenadores pedagógicos das 3 (três) escolas objeto de estudo. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em: Antunes (2010); Brasil (2017); Demo (2019); Ferreira (2011), Veiga (2007) dentre outros. Verificou-se que as três escolas analisadas apresentam índices reduzidos de evasão escolar do período de 2013 a 2019. Constatou-se, inclusive, que os gestores e coordenadoras pedagógicas possuem entendimento da importância de prevenir e combater o problema, contudo, alguns entrevistados demonstraram dificuldade em identificar os problemas internos das escolas que motivam o aluno a evadir revelando, assim, uma necessidade de maior atenção a estes problemas que precisam ser sanados tanto quanto os problemas externos que levam à evasão.
Descrição: BEZERRA, Joelma Fernandes. Evasão Escolar: Possíveis Causas e Ações Interventivas: um estudo junto a escolas públicas do município. 2020. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22490
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MONOGRAFIA -JOELMA FERNANDES BEZERRA.pdfPDF - Joelma Fernandes Bezerra13.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO - TCC - JOELMA BEZERRA.pdfTermo de depósito262.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.