Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22536
Título: O modelo constitucional da relação entre estado e religião: considerações sobre laicismo e laicidade à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Autor(es): Couto, Rafael Durand
Palavras-chave: Direito Constitucional
Estado Laico
Liberdade Religiosa
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O conceito de Estado laico frequentemente tem sido objeto de discussões nos meios acadêmico, jurídico, político e religioso. Argumentos de um lado defendem que no estado laico as visões religiosas, embora permitidas, devam ficar restritas ao contexto eclesiástico, devocional e de foro íntimo; por outro lado, há aqueles que advogam que neste tipo de Estado, apesar de não haver uma religião oficial estatal, os cidadãos têm todo o direito de se valerem de suas convicções religiosas na esfera pública. Neste sentido, tem-se o seguinte problema: qual o modelo de laicidade adotado pelo Estado brasileiro e suas implicações para o direito à liberdade religiosa à luz da Constituição Federal de 1988? À luz desta discussão, perpassando pela construção histórica e análise do conceito de estado laico, suas variações e desdobramentos, o presente trabalho teve como objetivo trazer à baila considerações acerca do modelo atual de estado laico brasileiro, denominado, doutrinariamente, de colaborativo, enquanto consectário do direito fundamental à liberdade religiosa. Para tanto, em sua metodologia, foi utilizado o procedimento técnico bibliográfico, analisando textos normativos de caráter internacional e constitucional pátrio, bem como a revisão de posicionamentos doutrinários (livros, artigos e periódicos) acerca da temática. Por fim, verificou-se que, consoante a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o modelo brasileiro de laicidade, ao invés de implicar em privatização exacerbada da religião, isto é, laicismo, na verdade, considera o fenômeno religioso como importante elemento de integração social, de maneira que o valoriza e o protege no escopo do ordenamento jurídico pátrio, consolidando a hipótese de que o modelo Estado laico brasileiro possibilita a colaboração entre Estado e Religião em prol do interesse público.
Descrição: COUTO, Rafael Durand. O modelo constitucional da relação entre Estado e Religião: considerações sobre laicismo e laicidade à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2020. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22536
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Durand Couto.pdfPDF - Rafael Durand Couto685.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito403.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.