Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Barbosa da-
dc.date.accessioned2020-12-07T23:20:10Z-
dc.date.available2020-12-07T23:20:10Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22618-
dc.descriptionSILVA, F. B. da S. Programa de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativos. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva analisar a importância da vivência proporcionada pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), no período de agosto a novembro de 2019, enfatizando a ressignificação dos processos educativos. O PRP foi instituído pela Portaria de nº 38, de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC) com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de contribuir para a formação inicial de estudantes de licenciaturas e para o desenvolvimento da educação básica brasileira, bem como inovar os cursos de formação docente a partir da reflexão acerca das vivências e da correlação entre teoria e prática. O Programa foi efetivado no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa nos parâmetros da observação participante, organizada em três etapas: formação e preparação para imersão no ambiente escolar, com palestras, mesas temáticas, reuniões e oficinas; observação participativa, com observação do ambiente escolar (estrutura física, gestão, sujeitos, inter-relações - alunos, professores, gestores e funcionários) e da sala de aula; regência de classe, ou seja, planejamento e intervenção pedagógica. A Residência ocorreu em duas escolas, sendo uma de Campina Grande e uma de Queimadas na Paraíba, todavia priorizamos para este estudo a experiência da escola de Queimadas. Conclui-se que o programa nos proporcionou reflexões sobre teoria e prática, a notabilidade do pedagogo nos processos de ensino-aprendizagem, a importância da interdisciplinaridade e do letramento na construção de conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica - PRPpt_BR
dc.subjectProcesso educativopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePrograma de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC - Fernanda Barbosa.pdf77.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
FERNANDA BARBOSA - TCC - depositório final 1.pdf821.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.